Presos libertos para a universidade

Na cadeia, "detentos universitários" buscam liberdade para voltar ao ensino superior. Presidiários que já têm diplomas tentam vencer o "estigma de ex-presidiários" para conseguir uma vaga no mercado de trabalho. É também atrás das grades que detentos estudam e passam em vestibulares.

Os problemas que afetam o sistema prisional brasileiro ficam cada vez mais evidentes. Presídios lotados, maus tratos, mortes e rebeliões são apenas algumas situações que fazem das cadeias nacionais barreiras contra a tão sonhada e distante ressocialização.

Se os presídios são na teoria ferramentas que deveriam ajudar os indivíduos que cometeram crimes a voltar para a sociedade, é de suma importância achar meios que ajudem nesse processo. A educação é um deles.

A busca por uma universidade sem preconceito também é direito de quem está preso ou para aqueles que passaram pela cadeia. Confira na reportagem abaixo a realidade de quem era universitário e agora é presidiário, bem com a história de quem vai sair da cadeia direto para a universidade.

Galeria

Todos os direitos reservados expediente