O ESPECIAL

Das universidades saem os profissionais que ajudam o Brasil a se desenvolver. É também do ensino superior que se originam estudos e projetos que combatem os problemas que afetam a humanidade. Entretanto, não se pode ser tão otimista sobre recém-formados que se deparam com questões de preconceito e diversidade, mas, acabam deixando de lado esses temas. É nesse contexto que o especial "Unidiversidade - O Ensino Superior na luta contra o preconceito" procura trabalhar o papel das instituições de ensino na formação das pessoas.

As reportagens mostram como figuras comuns vítimas de preconceito na sociedade - garotas de programa, homossexuais, presidiários, deficientes e negros - vivem em meio à discriminação no ensino superior. Apesar dessa triste realidade, muitas delas quebraram a barreira do desrespeito e alcançaram uma formação de qualidade e a oportunidade de brilhar no mercado de trabalho.

Além de contar essas histórias de superação, o Unidiversidade traz uma discussão sobre como é possível abolir práticas preconceituosas das instituições de ensino. O especial também trabalha pontos de vista de especialistas e projetos que exaltam a diversidade.

A Constituição Brasileira determina por lei que a educação igualitária é um direito de todos. Infelizmente, essa norma não abraça toda a população. Porém, são atitudes que incentivam a promoção do direito a educação que podem mudar o cenário nacional, mesmo que seja em um longo prazo. O Unidiversidade é uma dessas atitudes. Vale muito conferir e refletir sobre como é necessária a busca pelo respeito mútuo.

Todos os direitos reservados expediente